extra-img

Leonberger

Leonberger

 

 

 

Altura: Macho: de 72cm a 80cm
Fêmea: de 65cm a 75cm
Peso: De 60kg a 80kg
Grupo: Grupo 2 – tipo montanhês
Funções: Companhia, guarda e salvamento
Grau de atividade: Moderado
Pêlo: Longo, liso, e com juba e sub-pêlo
Cor: Leonina: fulvo do dourado ao avermelhado com máscara reta e pêlos encarvoados. Juba e franjas de tonalidade mais clara
Nome de origem: Leonberger
País de origem: Alemanha
Registro FCI: 145

Leonberger 1O leonberger, nome que significa “leão da montanha”, foi desenvolvido pelo Sr. Heinrich Essig a partir de 1840. Heinrich Essig era o prefeito da cidade de Leonberg, cujo símbolo era um imponente leão. Desde o começo a intenção era produzir um cão nobre e corajoso, com a aparência de um leão, que pudesse representar a sua cidade natal. Os monges do mosteiro de São Bernardo colaboraram com a criação da raça, enviando ocasionalmente cães são bernardos para serem utilizados em acasalamentos para produzir este “cão leão”, além de São bernardos, cães terra nova e cães montanheses dos Pirineus também participaram da formação da raça. É provável que também tenham sido cruzados com cães nativos de grande porte, provavemente descendentes dos dogue do Tibete que se espalharam pela Europa acompanhando tropas de soldados que retornavam de campanhas na Ásia. Alguns acreditam que cães da raça Kuvasz e o grande boiadeiro suíço e talvez até alguns sabujos foram utilizados para a criação do Leonberger, mas nem todos concordam com estas suposições.


Leonberger 2Esta raça é resistente e muito forte, como herança do terra nova gosta de água, sendo um excetente nadodor. Em decorrência disto, o leonberger é treinado também para salvamento aquático e salvamento em montanhas como o são bernardo. Dono de um temperamento dócil e carinhoso, esta raça é considerada alegre, fiel, calma, autoconfiante e que late pouco, dando-se bem com crianças e outros animais. Possui um forte instinto protetor e, embora manso por natureza, seu porte físico somado ao instinto faz dele um bom cão de guarda dissuasivo. É muito inteligente, mas sua educação deve começar desde cedo, estendendo-se por bastante tempo já que esta raça só atinge a maturidade aos três anos, aproximadamente.


É um cão de família que não suporta a solidão ou o confinamento, precisa de espaço e de exercício. Seu pêlo deve ser escovado semanalmente, aumentando a frequência nos períodos de muda. Esta raça pode estar sujeita à incidência de displasia, podendo esta ser evitada através da escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Leonberger 3

 

  •  

  •