CUIDADOS DIÁRIOS COM O SEU CÃO:
Como pegá-lo: Levante o cão passando-lhe um braço em volta do peito e das patas anteriores e o outro braço sob os quartos traseiros. Coloque-o em uma mesa para poder cuidar dele melhor.
Como mante-lo imóvel: Ao colocá-lo de pé, ordene que fique quieto e segure a coleira com um polegar ou uma das mãos sob o corpo dele. É bom que ele fique em um tapete de borracha para evitar que escorregue.
Cortando as unhas: Corte somente a parte branca da unha. É mais fácil cortá-las após o cão ter tomado banho pois ficam mais macias. Tenha cuidado para não cortar o tecido vivo (área rosada no interior da unha). Para minimizar o risco de sujidade entre os dedos, mantenha os pelos aparados e examine as patas depois dos passeios.
Limpando os olhos: Muitos cães acumulam muco no canto dos olhos. Segure a cabeça dele com firmeza e lave os olhos usando um algodão úmido para cada olho. Esta ato torna-se bem mais fácil quando o cão já compreende as ordens "senta" e "quieto". Examinando a boca: Procure utilizar recompensas de comida para ensinar o cão a deixar que lhe abra a boca para ser examinada. A queixada deverá ser segura suavemente mas com firmeza. Deve-se verificar os dentes e gengivas uma vez por semana. Algumas raças precisam de limpeza nas dobras dos lábios e de uma verificação mais regular das gengivas. Utilize hastes flexíveis para remover a sujeira.
Escovando: Faça massagens longas e firmes ao longo do corpo do cão. Escove todo o pêlo, incluindo a cauda e as patas. Se o cão tem pelos compridos, podem criar um emaranhado por baixo das pernas. Tenha sempre muito cuidado ao pentear estas áreas porque a pele dessa zona de seu corpo é mais sensível.
Orelhas peludas: Use hastes flexíveis, úmida, para limpar as orelhas. Remova o excesso de pelos do interior das orelhas com uma pinça própria ou com os dedos.
Hora de Escovar os Dentes... Limpeza de tártaro, tratamento de canal, aparelhos ortodônticos e uma série de técnicas e equipamentos vêm sendo desenvolvidos para cuidar da saúde bucal dos animais de estimação. É o fim da era do “bafo de onça” nos pets. Tratamentos dentários sofisticados estão disponíveis para cães e gatos, visando a saúde bucal e, conseqüentemente, a saúde como um todo. As doenças periodontais (que comprometem a gengiva e as estruturas abaixo), quando não tratadas e em estágios avançados, funcionam como porta de entrada para bactérias na corrente sangüínea, podendo lesar órgãos vitais do animal. A forma mais adequada de prolongar a dentição saudável dos cães e gatos é a prevenção, iniciada quando ainda pequenos. Os veterinários indicam a escovação dos dentes de animais jovens – com escovas especiais, disponíveis em pet shops – para que se familiarizem desde cedo com essa prática. A escovação auxilia na prevenção do acúmulo da placa bacteriana (formada por resíduos alimentares e bactérias) e do tártaro (calcificação da placa bacteriana), que é o responsável pelo início da maioria dos casos mais graves. Os médicos veterinários alertam que outro fator fundamental para a manutenção da dentição saudável é a alimentação. A adoção da ração seca no cardápio diário reduz o acúmulo da placa bacteriana, retardando todo o processo. A prevenção evita que os animais necessitem de tratamentos dolorosos, incômodos, e muitas vezes, caros. Consulte o médico veterinário de sua confiança para maiores informações
cuidados diarios com seu pet
cuidados diarios com seu pet